quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Para ambientes inspiradores e cheio de sofisticação, que tal os revestimentos cimentícios?

Em geral, pelo menos num primeiro momento, escolhemos os revestimentos levando em consideração critérios de beleza. Os movimentos da moda e da arte criam tendências e definem estes parâmetros e, sim, eles têm uma influência considerável no momento da escolha. Mas antes que digam que estamos sendo levianos, melhor pontuar, desde já, os outros critérios que consideramos no momento da especificação de revestimentos: a resistência, formato e procedência são fundamentais para a melhor escolha. Considere sempre o custo x benefício.

Pedras, madeiras, cimento queimado e até tecidos em bases de porcelanato ou cerâmicas!? Sim, os fabricantes estão, cada vez mais, reproduzindo texturas e materiais de diferentes procedências. Com uma tecnologia avançada, que possibilita a impressão digital em alta resolução em revestimentos mais básicos, as possibilidades diversas tem nos ajudado na sobreposição de texturas e cores no momento da seleção, especificação e paginação dos revestimentos, uma maravilha!

Amostras Castelatto | Foto: Arquivo Próprio


Mas, atendendo a pedidos, hoje vou dar destaque a um produto um pouco menos conhecido se comparado ao porcelanato, por exemplo. Que fique claro que é menos usado não pela falta de qualidade ou pela falta de beleza, talvez pela diferença de valor (um pouco mais “salgado” que revestimentos convencionais), mas o principal motivo da pouca utilização é, sem dúvida, a falta de conhecimento.

O revestimento cimentício é um produto composto basicamente de cimento, areia, pigmentos, fibras naturais e agregados minerais. São peças de concreto de alto desempenho que oferecem elevada resistência mecânica e alta durabilidade. Mas como não sofrem queima (a presença da água na fabricação, em contato com os silicatos e os aluminatos dão origem a uma massa firme e resistente), são mais espessos e robustos para absorver as demandas de compressão e tração solicitadas no uso depois de instalados.
As placas acabam ficando mais pesadas e, por analogia, são muito utilizadas em áreas externas, mas acredite, são ótimos aliados do decor também em ambientes internos. Aqui no escritório sempre que podemos fazemos uso deste revestimento nas salas e painéis de destaque.  
Em linhas gerais demandam o cuidado e o capricho naturais, como em qualquer outro revestimento, são fixados com argamassa flexível para grandes formatos e, após assentamento, melhor aplicar proteção de fungicida e repelente de água e óleos.
As texturas e formatos são um espetáculo à parte neste revestimento. As peças apresentam veios ressaltados e descontínuos, criam ritmos instigantes, em 3 dimensões. Podem ter formatos geométricos ou orgânicos e as paletas de cores sempre se atualizam, com destaque para tons grafite e até efeitos que lembram ferrugem.
Veja dois exemplos de utilização:


Revestimento Duna Castelatto | Foto: Arquivo Próprio
Neste home cinema criamos um painel atrás da tv. O formato orgânico, em ondas, faz contraste com o gesso reto que emoldura a tv. Note que em todas as nossas aplicações o projeto de iluminação tem papel fundamental para ressaltar a volumetria do revestimento.

















Revestimento Mosaico Etrusco | Foto: Andrade & Mello Arquitetura
Nesta sala de jantar o revestimento enfatiza a brincadeira com as formas geométricas. O revestimento tem diferentes tamanhos e espessuras que geram diferentes avanços e profundidades.




Algumas novidades da última revestir (Feira especializada em acabamentos) veja as tendências para 2017/2018:
Linha Apparente - Castelatto | Foto: Favaro Jr.

Linha Apparente - Castelatto | Foto Favaro Jr.



Linha Polygon - Castelatto | Foto: Favaro Jr.

Linha Corten - Castelatto | Foto: Favaro Jr.

Linha Tribus - Castelatto | Foto Favaro Jr.



















Bom, esperamos que tenham gostado deste post! Se sim deixa um recadinho aqui abaixo.
E se você gosta de arquitetura, design e comportamento curte nossa página no Facebook, e segue a gente no Instagram..., Ah...  no nosso canal do Youtube também! rs
Abraços e até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário