sexta-feira, 27 de maio de 2016

Os apartamentos pequenos e a escolha do mobiliário mais adequado. 3 de 4.

Não se espante com este crescimento da oferta de apartamentos que diminuíram em metragem. No exterior, em outras capitais metropolitanas, como Nova York, Londres, Paris e Tóquio, o estímulo do poder público e consequentemente o investimento das construtoras é prioritariamente para construção de apartamentos de até um dormitório. Falamos um pouco sobre isso na primeira postagem desta série. Se ainda não leu vale conferir aqui.

Para este nicho, além dos casais jovens,  vimos que também os solteiros estão vivendo mais sozinhos, e temos até os profissionais com casas espaçosas no interior que preferem, durante a semana, dormir em apartamentos menores perto do trabalho.

Na segunda postagem sobre este tema trouxemos uma pesquisa realizada em 2011 que comprovava este crescimento: Se não leu vale a pena!
“Então olha isso: até 2011, segundo dados do instituto de pesquisas Euromonitor International, o número de pessoas que vive só no mundo todo foi de 153 milhões para 277 milhões, um aumento de 80%. No Brasil, a quantidade de lares com um único morador triplicou nas últimas 3 décadas, chegando a 6,9 milhões. E esta pesquisa é de 2011, já se passaram 5 anos!!!
Desta vez vamos falar sobre armários, estantes e espaços reservados para guardar e armazenar nos apartamentos menores.

Já dissemos que a marcenaria resolve grande parte dos problemas de um apartamento pequeno. E reafirmamos: Esta é a verdade nua e crua!

Pode parecer mais caro ou preciosismo, mas lembre-se que cada centímetro do seu apartamento agora conta para seu bem-estar. O mobiliário bem desenhado, com alguns truques, pode fazer com que seu imóvel pareça muito maior do que realmente é e principalmente muito funcional, algo essencial nestes casos.

O primeiro passo é: Se tem o espaço reduzido, antes de qualquer aquisição ou intervenção, terá que prever suas necessidades diárias, lista-las e, em alguns casos, priorizar os itens de primeira importância, e fazer com que o desenho do mobiliário os absorva. Se te parecer muito complicado um bom profissional poderá ajudá-lo.

Separamos algumas dicas:


Lembre-se de que você deve utilizar todos os espaços possíveis do seu apartamento. No vão da escada deste projeto aproveitamos o alcance das mãos durante a subida dos degraus para dispor nichos na parede e organizar bibelôs e os livros da advogada. As diferentes profundidades, formatos e acabamentos possibilitaram um resultado muito bacana esteticamente e super funcional.




Parece uma gaveta, mas não é!!! Esta tábua de passar roupas é embutida no armário (que parece uma estante para a tv). Na parte de baixo as gavetas são sapateiras. E a porta com trinco guarda documentos e objetos de maior valor. Um bom desenho de mobiliário possibilita ao mesmo móvel várias possibilidades. É exatamente o que deve se buscar em projetos para apartamentos com pouca metragem. 



Os tampos das cozinhas quase sempre trazem a mesma característica do apartamento: são pequenos! Utilizar-se de ferragens e acessórios acoplados à marcenaria é fundamental para a funcionalidade que se espera.

No detalhe veja que o escorredor de louças fica embutido no armário aéreo da cozinha. Ele é perfeito para desocupar o tampo que será utilizado para o manuseio e preparo das refeições.

Dentre outros exemplos podemos elencar alguns fundamentais para a organização e máximo aproveitamento dos armários e tampo da cozinha. São eles: 

- Lixeira embutida no tampo ou no armário baixo.
- Aramado para temperos e Gavetões. 

Para o último daremos uma atenção especial já que ele possibilita ao morador o aproveitamento por completo do espaço. Diferente das prateleiras convencionais, que dificultam o acesso à tudo o que está no fundo do armário, os gavetões utilizam corrediças telescópicas que possibilitam a exibição por completo e o acesso facilitado a toda gaveta.


Sim, esta caixa de madeira no meio do apartamento é um closet, o rack da sala, a adega e uma estante para livros e objetos de decoração. No closet tem espaço para cabideiro, calceiro, gavetas, prateleiras para roupa de cama, maleiro e ainda sobra espaço para uma sapateira que acomoda 20 pares de sapatos. 

Além de tudo ela organiza e setoriza os ambientes do apartamento de apenas 40m2.

Mais detalhes deste projeto você assiste no blog, lá nos nossos vídeos, ou clicando aqui.



A organização é muito importante nos apartamentos pequenos. Veja o exemplo desta gaveta, com divisórias em acrílico. Ela organiza com excelência as bijuterias, relógios e acessórios da moradora. 

No detalhe veja que a gaveta fica aparente, através de uma abertura no tampo da escrivaninha (que também faz as vezes de penteadeira quando necessário), além disso o vidro sobreposto protege o móvel já que é utilizado para diversas tarefas.

Esperamos vocês na nossa próxima postagem, traremos acessórios e eletrodomésticos essenciais para o sucesso de um apartamento miúdo!!! rs

Te esperamos também lá na nossa página do facebook. Se gostou das nossas publicações curte lá!!!

Forte abraço!

0 comentários:

Postar um comentário