sexta-feira, 20 de maio de 2016

Os apartamentos pequenos e a escolha do mobiliário mais adequado. 2 de 4



Na postagem passada iniciamos uma jornada que desmistifica um pouco a escolha do mobiliário para apartamentos pequenos. Descobrimos que a oferta e procura por espaços cada vez menores está aumentando no Brasil.

Lembra que dentre os adeptos por espaços menores citamos os solteiros convictos? Então olha isso: até 2011, segundo dados do instituto de pesquisas Euromonitor International, o número de pessoas que vive só no mundo todo foi de 153 milhões para 277 milhões, um aumento de 80%. No Brasil, a quantidade de lares com um único morador triplicou nas últimas 3 décadas, chegando a 6,9 milhões. E esta pesquisa é de 2011, já se passaram 5 anos!!!

Mas, voltando ao nosso tema principal, pode ser muito frustrante se, na mudança, você descobrir que o sofá que comprou é exagerado ou até perceber que a geladeira dos seus sonhos, definitivamente, não caberá no seu apê. Então... Planejar, planejar e planejar!
Nesta postagem prometemos falar sobre mesas e áreas para refeições!

Em geral, por falta de espaço, a prioridade sempre fica na área de preparo e armazenamento da comida, uma espécie de cozinha e área de serviço integradas, e um quarto reversível em sala, que agrega a área social e íntima do apartamento. Se fosse meu eu conduziria desta forma também!

Até porque pesquisas atestam que quem mora em apartamento pequeno tende a comer mais fora de casa. Mas também é verdade que, de vez em quando, todos gostamos de ter amigos dentro da nossa casa, não é mesmo?!


Por isso pensamos em algumas estratégias para que um espaço para as refeições esteja presente caso seja necessário, mesmo que aparentemente ele não exista.


No Flat de 36 m2, a ideia foi camuflar um aparador com rodízios de silicone (peça em madeira) sobre o buffet. Para receber, é só juntá-lo à mesa para dois lugares (peça branca), utilizada para as refeições do casal no dia a dia, encostada na parede do lado oposto da cozinha. É super prático e os puffs da sala de estar complementam os assentos.



Veja mais aqui!

A mesma alternativa foi utilizada neste outro apartamento. Mas neste caso a bancada para refeições do dia a dia fica abaixo da bancada de trabalho da cozinha. A cor vibrante do banco “Aspas”, desenhado por nós, contrasta com a marcenaria em Fórmica preta, e compõe com a pastilha de vidro da Vidrotil.
 Já o cantinho, antes obscuro, entre a porta de acesso e abaixo da escada, transformou-se em uma agradável espaço de estudo e leitura. A poltrona, tradicional na família, foi recuperada para compor o espaço. O móvel, que também é a segunda parte da mesa (a primeira é aquela que está sob a bancada da cozinha) faz as vezes de aparador quando sozinho.


No próximo exemplo o aparador, também com rodízios em silicone, quando em uso, avança no corredor que dá acesso ao quarto. É bem importante entender que, em apartamentos pequenos, a possibilidade de “esconder” a mesa libera espaço para outro uso. Veja que quando recolhidos tanto a bancada que serve de mesa, quanto os bancos, ficam sob um aparador que serve de apoio à cozinha.Veja os detalhes deste projeto aqui! 


No projeto deste Studio de 35 m2 conseguimos fazer com que a mesa ficasse acoplada à ilha do fogão. Feita em vidro e afixada à marcenaria com ferragem adequada, acolhe até 3 pessoas com bastante conforto. Veja no detalhe que, embora esteja no meio do apartamento, uma ótima mobilidade foi preservada. Isto é importante!


E por último, mas não menos interessante temos a famosa mesa de abrir. Com acabamentos mais contemporâneos pode ser uma ótima escolha!

Na minha próxima postagem vamos falar sobre armários e guarda-roupas.
Espero por vocês!
Até lá.

0 comentários:

Postar um comentário