quarta-feira, 11 de maio de 2016

Os apartamentos pequenos e a escolha do mobiliário mais adequado. 1 de 4





Não é novidade para ninguém que os apartamentos estão perdendo tamanho. Os studios, uma releitura bem próxima das quitinetes lá em 1980, estão cada vez menores. Um dos últimos lançamentos da construtora Vitacon anuncia a venda de apartamentos com 14m². Isso mesmo! Quatorze!

No Brasil isso parece bem apertado não é mesmo? Mas em Paris um apartamento de 8m², projetado pelo escritório Kitoko Studio, põe a prova esta nossa inabilidade com a falta de espaço, provavelmente oriunda da percepção que temos de território, já que moramos em um pais com dimensões continentais. Repito, são apenas 8m² para cozinhar, guardar, dormir, tomar banho, enfim, tudo o que você faz no dia a dia.

E tudo indica que teremos que nos acostumar com isso, segundo o SECOVI-SP, em 2010, a cidade contava com um estoque de 455 unidades e, em dezembro de 2015, este número inflacionou 1.700%. Atingiu, portanto, um estoque de 8.227 unidades.

Mas cabe lembrar que estes apartamentos são procurados e cobiçados por um público bastante específico. Na maioria das vezes trata-se de solteiros convictos, casal homossexual (quando não querem filhos), estudantes e idosos. Sem contar os executivos que dormem durante a semana nestes apartamentos e voltam para suas casas, fora do tumulto da cidade, na sexta-feira depois do expediente.

Este público tem uma rotina muito ativa e/ou se utilizam da estrutura da cidade no dia a dia. (Restaurantes, escritório, faculdade, lavanderias, etc.). Usam seus apartamentos basicamente para descansar, dormir, tomar um bom banho e voltar no dia seguinte para a rotina agitada.

Ainda assim, o que fica cada vez mais claro é que planejar os espaços nunca foi tão importante. Cada centímetro ganha status de área útil.

Aqui no escritório, os apartamentos pequenos nos desafiam cada vez mais. Cada cliente, com suas necessidades e prioridades, nos faz pisar e repisar a teoria do aproveitamento extremo de espaços. E é aí que entra o desenho de marcenaria.

Quase 90% das soluções adotadas em nossos projetos só são viáveis porque o desenho da marcenaria é feito especificamente para atender alguma necessidade. Claro que isso parece redundância já que todo mobiliário deve ter alguma função, mas quando escrevo que cada prateleira nestes projetos tem uma função específica, estou falando de encaixes perfeitos e usos pré-definidos já em projeto.

Nesta série elenquei algumas possibilidades de mobiliário multiuso e/ou retráteis, já utilizados em nossos projetos de mini apartamentos. Dividimos em quatro postagens diferentes: 1-Camas e Dormitórios; 2-Mesas e áreas para Refeições; 3-Guarda-roupas e por último 4-Eletrodomésticos e afins.

As Camas e Dormitórios nos apartamentos pequenos.

As camas retráteis podem ser um trunfo em apartamentos sem dormitório separado da sala. Elas, quando recolhidas, liberam espaço para receber e etc. Mas fique atento, ninguém gosta de subir e descer a cama todos os dias antes de dormir. Em geral ficam montadas e somente são recolhidas em ocasiões específicas.


Neste projeto, o quarto de empregada de aproximadamente 7m², foi transformado em mais um dormitório. A beliche retrátil é facilmente recolhida para uma movimentação mais dinâmica durante o dia.

Mas as camas retráteis não são a única alternativa para ganhar espaço nos dormitórios. Uma simples movimentação dentro do ambiente também pode te ajudar a ganhar área útil.

A cama de casal com encosto em baú, encostada na parede, ganha status de chaise long. Desta forma você se desprende da necessidade de ter corredor dos dois lados da cama. Fica sensacional! Principalmente se você posicionar uma tv de forma bem confortável e subir a patente do simples dormitório para um imponente home theater apenas com um clique no controle remoto.



Na nossa próxima postagem vamos falar sobre mesas e áreas para refeição.
Espero por vocês!
Até lá.






1 comentários:

Helder Neves disse...

Show! Valew pelas dicas! Parabéns!!

Postar um comentário